Encontro de Bandas celebra a tradição musical mineira com apresentação de 12 corporações em Pará de Minas 682e2u

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTube WhatsApp Instagram 6w619

A Praça Torquato de Almeida, em Pará de Minas, será palco do 19º Encontro de Bandas, no próximo dia 18 de maio, um dos eventos mais tradicionais da cena cultural da cidade. A abertura do encontro coincidirá com o encerramento da 11ª Paraliteratura, numa ação conjunta promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, unindo duas expressivas manifestações culturais: a música de bandas e a literatura.

A proposta de realizar os dois eventos no mesmo dia e local foi pensada para potencializar o alcance das ações culturais. Segundo Isabel Cristina Oliveira Faria Campos, secretária da pasta, a junção desses dois encontros promove um intercâmbio enriquecedor entre públicos distintos, fortalecendo ainda mais o envolvimento da comunidade com a cultura local:

Isabel Cristina Oliveira Faria Campos
bandasisabel1

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação


Tradição mineira em destaque
Minas Gerais é reconhecida como o estado brasileiro com o maior número de bandas de música por município. A cidade de Pará de Minas preserva essa herança com orgulho, sendo sede da tradicional Banda Lira Santa Cecília, que já soma 87 anos de história, e da Banda Estudantil do CAIC, projeto educativo com duas décadas de atuação. Ambas participarão do evento, ao lado de outras 10 corporações musicais vindas de diferentes cidades da região.

O maestro Fernando Stringhetta, regente da Banda Lira Santa Cecília, destaca a importância das bandas como formadoras de músicos e como veículos de expressão artística que acompanham a evolução da sociedade. Para ele, o Encontro de Bandas é uma oportunidade ímpar de mostrar essa diversidade e despertar novos talentos para a música:

Fernando Stringhetta
bandasstring1

Repertórios variados e o tradicional “bandão”
Apesar de tradicionalmente associadas a dobrados e marchas, as bandas participantes trarão repertórios que am pelo pop, rock, funk, sertanejo, música popular brasileira e até composições sinfônicas. Cada banda imprime sua identidade musical conforme o perfil dos músicos e regentes, como explica Stringhetta:

Fernando Stringhetta
bandasstring2

Um dos momentos mais aguardados do evento é o “bandão” — reunião de todas as corporações que, juntas, interpretarão os hinos Nacional e de Pará de Minas. A apresentação coletiva marca simbolicamente a abertura do Encontro de Bandas e será seguida das execuções individuais, que ocorrerão ao longo da manhã e início da tarde:

Fernando Stringhetta
bandasstring3

Cultura e confraternização
Além das apresentações musicais, o evento proporciona momentos de integração entre músicos, com recepção, café da manhã e trocas de experiências no Museu Histórico. Essa dimensão humana do Encontro de Bandas também contribui para o fortalecimento das relações culturais entre os municípios e o engajamento dos jovens com a música instrumental:

Fernando Stringhetta
bandasstring4

Com o apoio da istração pública e da dedicação dos músicos locais, o 19º Encontro de Bandas promete ser mais do que uma celebração: será um testemunho vivo da força da cultura mineira e do papel essencial da música na construção da identidade de uma comunidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!