Prova do Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade será em setembro 1i236f

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTube WhatsApp Instagram 6w619

Os órgãos prisionais e socioeducativos que desejam aplicar as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2025 para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa (Encceja PPL) devem realizar a adesão entre 16 de junho e 4 de julho. As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de setembro, dentro das unidades participantes, conforme edital publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Oportunidade de certificação e adesão institucional
O Encceja oferece uma importante oportunidade para jovens e adultos que buscam a certificação dos ensinos fundamental e médio, avaliando conhecimentos e habilidades adquiridos tanto em ambiente escolar quanto fora dele.

Para que as instituições prisionais e socioeducativas possam aplicar o exame, elas devem um termo de adesão, indicar as unidades de aplicação e designar um responsável pedagógico em cada unidade. Essa formalização deve ser feita por ofício enviado ao Inep, via e-mail, com o assunto “Adesão Encceja Nacional PPL 2025”.

Inscrições dos participantes e estrutura das provas
A participação no Encceja PPL é voluntária e gratuita. Os responsáveis pedagógicos das unidades prisionais serão encarregados de inscrever os interessados entre 23 de junho e 11 de julho. No ato da inscrição, é necessário indicar quais provas o participante realizará e, se for o caso, solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social.

O exame será composto por quatro provas objetivas para cada nível de ensino, com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Para o ensino fundamental, as áreas avaliadas incluem ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, educação artística, educação física, redação, história e geografia. No ensino médio, as provas abrangem ciências da natureza, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, educação artística, educação física, redação, história, geografia, filosofia e sociologia. Em ambos os níveis, os participantes farão provas de inglês e espanhol, sem possibilidade de escolha por apenas uma delas.

A aplicação do Encceja PPL 2025 ocorrerá em dois turnos: pela manhã, os candidatos terão quatro horas (das 9h às 13h, horário de Brasília); e à tarde, o tempo de prova será de cinco horas (das 15h às 20h).

Relevância do Encceja
Desde 2002, o Encceja tem sido um instrumento para que jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade regular possam obter a certificação. A idade mínima para o ensino fundamental é de 15 anos completos, e para o ensino médio, 18 anos completos na data do exame.

Existem quatro modalidades de aplicação do Encceja, cada uma com seu público-alvo e cronograma específicos: Encceja Nacional (para residentes no Brasil), Encceja Nacional PPL (para residentes no Brasil privados de liberdade ou em cumprimento de medidas socioeducativas), Encceja Exterior (para brasileiros residentes no exterior) e Encceja Exterior PPL (para residentes no exterior privados de liberdade ou em cumprimento de medidas socioeducativas). As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Os resultados do Encceja são utilizados pelas secretarias de Educação e institutos federais como parâmetro para certificar os participantes nos níveis fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, conferindo-lhe uma importância multidimensional para a educação brasileira. Além disso, o Encceja orienta o poder público na implementação de políticas para a melhoria da qualidade da educação de jovens e adultos e contribui para o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro. Com informações da Agência Brasil

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!