Enem 2025: candidatos já podem consultar resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição 36j8
GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTube WhatsApp Instagram 6w619
Os participantes que solicitaram isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem verificar se o pedido foi aceito. A consulta está disponível na Página do Participante, por meio do na plataforma Gov.br. Também foi divulgado o resultado das justificativas de ausência dos candidatos que não compareceram ao Enem 2024, mas desejam fazer o exame de 2025 gratuitamente.
Mesmo com a aprovação da isenção ou da justificativa, é obrigatório realizar a inscrição no Enem 2025 entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O edital com todas as regras ainda será publicado pelo Ministério da Educação (MEC).
Quem pode pedir isenção e como recorrer
Os candidatos que tiveram a isenção negada ou cuja justificativa de ausência foi reprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) têm até as 23h59 de sexta-feira (16) para apresentar recurso, também pela Página do Participante. O resultado final será divulgado em 22 de maio.
Para recorrer da negativa da isenção, o participante precisa comprovar que se enquadra em ao menos uma das seguintes condições:
-
Estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública em 2025;
-
Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
-
Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
-
Participar do programa Pé-de-Meia, do governo federal.
Entre os documentos válidos estão declarações de escolaridade assinadas pela escola e histórico escolar. Toda a documentação deve ser nominal, assinada e enviada em PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. Declarações autodeclaratórias ou assinadas por familiares não serão aceitas.
Falsas declarações acarretam penalidades
O Inep alerta que informações falsas podem levar à eliminação do exame, mesmo após a inscrição, e obrigam o ressarcimento dos custos à União. O candidato ainda poderá responder por crime contra a fé pública.
Enem: principal porta de entrada para o ensino superior
O Enem é a principal forma de o ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As notas também podem ser usadas em instituições de ensino superior em Portugal, por meio de acordos com o Inep. Com informações da Agência Brasil