Paraliteratura e Encontro de Bandas unem literatura e música em grande evento cultural em Pará de Minas. Feira literária é referência regional 4h3v21
GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTube WhatsApp Instagram 6w619
Pará de Minas se prepara para receber um dos mais importantes eventos culturais do Centro-Oeste Mineiro. A 11ª edição da Paraliteratura será realizada entre os dias 15 e 18 de maio, com o tema “Uma imersão no mundo dos livros”. A programação gratuita e voltada a todas as idades contará com feira de livros, contações de histórias, espetáculos teatrais, sessões de cinema, bate-papos com escritores e oficinas de escrita. O encerramento, no domingo (18), será marcado por uma novidade: a realização do 19º Encontro de Bandas de Música da cidade, unindo literatura e música em um único evento.
A feira acontecerá na Praça Torquato de Almeida, nas escolas da rede municipal e em espaços culturais da cidade. A proposta da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional é oferecer ao público uma experiência completa de imersão cultural, aproximando leitores, artistas e educadores.
Estrutura ampliada e espaços inéditos
A secretária municipal de Cultura e Comunicação Institucional de Cultura, Isabel Faria, esta será a maior edição da Paraliteratura. A programação pensada para atingir diferentes faixas etárias inclui apresentações teatrais e cinematográficas baseadas em livros, todas com sessões previamente esgotadas devido à alta procura das escolas. Ainda assim, Isabel reforça que a feira será aberta ao público em geral durante todo o período, com várias atrações íveis sem necessidade de inscrição prévia:
Isabel Faria
pbisabel1

Incentivo à leitura e valorização da produção local
Uli Capanema, responsável pela Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado, ressaltou que a Paraliteratura é uma ferramenta essencial para a promoção do hábito da leitura em tempos de excesso de estímulos digitais.
Ela destacou ainda que o evento incluirá oficinas de escrita, como a que será conduzida por Cláudia Jordão, e lançamentos de livros de autoras como Terezinha e Ideia Ferreira. A ideia, segundo Uli, é mostrar que a literatura pode se integrar a outras formas de arte e despertar o interesse dos mais jovens:
Uli Capanema
pbuli1
Encontro de Bandas encerra a feira com cortejo e apresentações
O último dia da Paraliteratura será marcado por um espetáculo musical: o 19º Encontro de Bandas de Música. Às 8h30 do domingo (18), as corporações se concentrarão no Museu Histórico e sairão em cortejo — o tradicional “Bandão” — pelas ruas do centro até a Praça Torquato de Almeida. Lá, acontecerão as apresentações individuais de cada banda até às 13h.
Fernando Stringhetta, regente da Banda Lira Santa Cecília, destacou o valor cultural do encontro:
Fernando Stringhetta
pbfernando1
Participarão do evento bandas de municípios como Formiga, Igaratinga, Lagoa da Prata, Marilândia, Mateus Leme, Nova Serrana, Pitangui, Sarzedo, Vespasiano e as duas corporações de Pará de Minas: a Lira Santa Cecília e a banda do CAIC.
Cultura ível para todos
A integração entre literatura e música reflete a proposta da atual gestão de descentralizar o o à cultura e criar oportunidades para que toda a população vivencie experiências artísticas. A secretária Isabel Faria resumiu o espírito da Paraliteratura: “Nosso desejo é que todos, especialmente os estudantes, tenham a chance de mergulhar nesse mundo de conhecimento e encantamento que os livros proporcionam”.
A Paraliteratura ocorrerá de quinta (15) a sábado (17), das 8h às 18h nos dois primeiros dias e até às 14h no sábado. O encerramento, no domingo (18), será das 8h às 13h, com o Encontro de Bandas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.