Testes descartam infecção por gripe aviária em trabalhador de granja no RS 6jr51

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTube WhatsApp Instagram 6w619

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou ontem (20) que o trabalhador da granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi detectado um foco de gripe aviária em aves, não foi contaminado pelo vírus. O resultado negativo traz alívio em meio ao monitoramento intensificado das áreas afetadas.

Exames também afastam covid-19 e outras gripes
Segundo informações da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, o diagnóstico foi feito por meio do teste de PCR, que detecta a presença de material genético do vírus. Além da investigação para influenza aviária, também foram realizados exames para covid-19 e outros tipos de gripe, todos com resultado negativo.

O trabalhador em questão foi o único, até o momento, a apresentar sintomas semelhantes aos de gripe entre os funcionários da granja. Por precaução, ele foi mantido em isolamento domiciliar enquanto aguardava os resultados dos exames.

Monitoramento segue em locais com foco confirmado
Desde a última sexta-feira (16), equipes de saúde estaduais acompanham de perto os trabalhadores da granja em Montenegro e também do zoológico de Sapucaia do Sul, ambos com foco confirmado de gripe aviária entre os animais. A vigilância tem como objetivo prevenir qualquer risco de disseminação do vírus para humanos.

Risco de transmissão para humanos é considerado baixo
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) reforçou que, embora a gripe aviária seja uma doença séria para aves, a chance de infecção em humanos permanece baixa. A transmissão geralmente ocorre apenas quando há contato direto, próximo e prolongado com aves ou mamíferos infectados — vivos ou mortos.

O órgão também destacou que a doença não é transmitida por meio do consumo de alimentos devidamente cozidos ou preparados. Além disso, os registros de transmissão entre humanos são extremamente raros. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!