Zélia Duncan celebra 60 anos e Ecad aponta que Catedral é sua música mais tocada 5r50
GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTube WhatsApp Instagram 6w619
A cantora e compositora Zélia Duncan comemora seus 60 anos, neste 28 de outubro. Um levantamento musical produzido pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) apontou as músicas de autoria da artista que os fãs mais ouviram nos últimos anos.
“Catedral”, canção de Zélia em parceria com Tanita Tikaram e Christiaan Oyens, foi a mais tocada no país nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública. A música também liderou o top 3 das suas músicas mais regravadas.
Zélia Cristina Duncan nasceu em Niterói no dia 28 de outubro de 1964 e é uma cantora que tem como uma de suas marcas registradas a voz grave e singular. A cantora tem 263 obras musicais e 939 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva da música no Brasil. As obras musicais são as suas composições, com letra e/ou melodia e em parceria ou não. Já as gravações são registros de obras musicais disponibilizadas em forma digital (como no streaming) ou em e físico (como um DVD). Com isso, uma mesma obra musical pode ter diferentes gravações, como, por exemplo, a original, uma versão acústica ou um show gravado para um DVD.
No Brasil, o Ecad é a instituição responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais quando há utilização pública de música em qualquer canal ou espaço: rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva. Com isso, a instituição garante a remuneração a autores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos nacionais e estrangeiros. As informações são da Assessoria de Comunicação do Ecad.