Mais de 1,7 milhão de aposentados do INSS requerem reembolso de descontos indevidos 3a4e2p
GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTube WhatsApp Instagram 6w619
Até as 17h de ontem (20), mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitaram o reembolso de descontos não autorizados realizados por entidades associativas. Em contrapartida, 35.854 segurados confirmaram ter autorizado tais descontos em seus benefícios.
Canais de consulta e abrangência
No total, 1.784.528 beneficiários realizaram consultas sobre os descontos. A maioria, 91,6%, utilizou o aplicativo Meu INSS para verificar a existência de descontos, enquanto os demais recorreram à central telefônica 135. As contestações abrangem 41 entidades associativas que possuíam ou têm credenciamento junto ao INSS para efetuar descontos.
Cerca de 9 milhões de segurados foram notificados sobre esses descontos por entidades e associações, e o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no aplicativo permite verificar o nome da entidade responsável pelo desconto. O prazo para solicitar o reembolso é indeterminado.
Investigações e alerta contra golpes
Os descontos em benefícios de aposentados e pensionistas estão sob investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram a atuação de organizações criminosas suspeitas de fraudar benefícios previdenciários, associando segurados do INSS de forma não autorizada.
O INSS reforça que não realiza contatos telefônicos, envia mensagens por SMS, e-mail, WhatsApp ou qualquer outro canal não oficial para informar sobre os descontos de entidades associativas. Todas as informações relevantes são divulgadas por meio dos canais oficiais do instituto: o site do INSS e as redes sociais oficiais com o símbolo de conta verificada. Em caso de dúvidas, os cidadãos devem entrar em contato com a central de teleatendimento 135. Com informações da Agência Brasil